Cat People (1942)

quarta-feira, julho 11, 2012


 O dia amanheceu chuvoso hoje. E para aproveitar, nada melhor que ficar assistindo filmes e séries, não é? Faz um bom tempo que eu assisti esse filme, e fiquei super animado após ter ido ao Dom Corleone Bar, aqui em Curitiba, porque lá tem vários pôsteres de filmes antigos e maneiros! Então decidi assisti-lo.


O filme é dirigido por Jacques Tourneur e retrata Irena Dubrovna (Simone Simon), uma bela jovem sérvia que se muda à Nova York para trabalhar como designer de moda e se casa com Oliver Reed (Ken Smith). Porém, Irena acredita ser descendente de uma raça de mulheres-felinas que se transformariam em feras quando excitadas. E a coisa piora quando ela passa a sentir ciúmes de sua amiga e do seu marido. Polêmica para a época!

O interessante do filme é que ele foi produzido com um baixo orçamento (tava fácil pra ninguém). E aí, como se tornou um clássico? Conseguiram unir um bom contraste de luz e sombra, jogo de câmera eficazes e o principal: terror psicológico! Isso aí! Em Cat People tudo é sugerido, e é isso que prende a atenção ao filme. Sem contar com os temas de repressão, simbolismo, sensualidade e uma visão sobre a sexualidade diferenciada. Um ótimo film noir!

O filme tem uma continuação com foco na vida de Oliver com sua filha e se chama "The curse of the Cat People" (Não vou falar muito pra não passar spoiler!) e também um remake de mesmo nome de 1982.

Se quiserem ler mais sobre, acessem: JapaGirl, Desconcertos e My one thousand movies.

Talvez Também Goste de

6 commenti

  1. Oie! vim conhecer seu espaço... adorei a indicação de filme. Falou de noir, falou de gatos? só chamar =D
    Vou até ver se tem no Netflix, aí será lyndo.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Film noir é demais, né? Espero que tenha no Netflix, há tempos que eu não entro lá!
    Obrigado pela visita! :)

    ResponderExcluir
  3. Magnífico, né? Foi por ele que eu comecei a gostar do filme! (:

    ResponderExcluir
  4. Poxa fiquei doidinha pra ver se eu acho esse filme pra baixar...
    Adorei a indicação.
    Estou retribuindo a visita e ja estou seguindo de volta.
    Voltarei sempre.
    Beijos, Jessica.
    Simples & Sereno

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou! Volte sempre que quiser :)
    Beijos!

    ResponderExcluir