Decoração Art Nouveau

domingo, julho 15, 2012

O Art Nouveau (do francês, "nova arte") foi um movimento surgido no final do século XIX, exclusivamente ligado ao design, ornamentação e arquitetura. Também foi conhecido como na França como Modern Style ou Art Nouveau; na Alemanha, como Jugendstil; na Itália; Stile Floreale ou Stile Liberty. Este estilo procurava preservar o contato com o artista e a natureza (e também tinha a proposta de que o estilo fosse um modo de vida). O interessante do estilo são suas formas orgânicas, sinuosas e formas derivadas de plantas!

A sinuosidade das formas arquitênicas do estilo francês Art Nouveau.




A arquitetura se inspirava em hipérboles e parábolas em janelas, arcos e portas. Molduras decorativas que "crescem" em forma de plantas também são características comuns.


Ornamentos e decorações inspiradas nas formas da natureza.


Também se tinha grande inspiração aplicada às vidrarias, cerâmicas, móveis e o joalheria.
 E para finalizar, as artes gráficas eram bidimensionais e aliadas ao uso da litografia para sua criação. Estas, eram direcionadas à produção de pôsteres, rótulos, revistas e outros. Destacam-se artistas como Alphonse Mucha, Henri de Toulouse-Latrec e  Théophile Steinlen.

Alphonse Mucha
Pôsteres de Alphonse Mucha


Pôsteres de Henri de Toulouse-Latrec e  Théophile Steinlen.

 Abraços,
Will.

Talvez Também Goste de

13 commenti

  1. aain que lindoo...
    Amo esse tipo de decoração.
    Beijos, Jessica.
    Simples & Sereno

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e o layout *-*
    e estou retribuindo a visita que fizeste ao meu blog x)
    Já dei uma fuçada aqui, e uau! fiquei admirada com as
    ilustrações, são lindas, gostei muito do Love me Like a Sailor
    parabéns. To te seguindo, se gostou do meu blog, vai la e me segue, tb curtir sua page no facebook ^^

    http://yourswonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou! Fico contente :) Também lhe segui!

    ResponderExcluir
  4. Uau, é de babar, a arquitetura é muito sofisticada, amei!

    Beijos, Garota de All Star

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindoo, ainda não conhecia esse tipo de decoração. Adoreei <3

    ledeby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem com você? estava passando nos blogs que deixei de visitar faz um tempo e vim parar aqui,nesse cantinho maravilhoso! Adorei,o conteúdo ta incrível e o designe lindo,você é uma blogueira talentosa viu? Adorei muito,já seguia aqui e adoraria que você seguisse o meu blog novo,bom..amei mesmo aqui,vou estar aqui sempre! Continue assim que você vai longe,beijos! ♥
    Clubedetres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Que bom você gostou, fico feliz e empolgado a postar com comentários assim. Muito obrigado!
    Já estou lhe seguindo também, beijão.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu amo o design dos móveis de época. olha só essas formas *-*
    tenho muita vontade de ter um armário desses,por exemplo. mas, sei que não fazem mais coisas assim.uma pena, hoje os moveis são muito minimalistas.

    P.S.: você pode tirar as letras de confirmação? é que elas atrapalham quem quer comentar. vá em "configurações --> comentários" e desative a opção.
    @blogabs
    Blog Abs

    ResponderExcluir
  10. É verdade. Temos de culpar os movimentos minimalistas! Tudo culpa deles! haha
    Acabei de retirar, não havia visto que ainda estavam essas letras

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por Art Nouveau ♥ É minha favorita e acho os móveis dessa época simplesmente lindos e mágicos. Até parecem sair de um conto de fadas. Também amo os trabalhos do Mucha, me lembra muito desenho japonês, mas porque ele sofreu influência nipônica na época.

    ResponderExcluir