[6 on 6] Edifícios Turinenses

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Via Cesana
 Tudo bem, o sexto dia do mês já passou tem um certo tempo mas esta publicação veio em tempos um tanto caóticos. Primeiro, porque tive de estudar para três provas e apesar de todas serem extremamente teóricas – uma delas era ainda mais e não sobrou muito tempo para pensar em qualquer coisa que não fosse estudar – e de qualquer modo ainda não sei se fui muito bem devido a algumas confusões mentais, tsssssc.
 Bem, falar sobre os edifícios de Turim para o 6 on 6 de dezembro é realmente difícil porque são tantas influências e derivações do mesmo tema que se torna uma confusão para escolher quais fotos colocar! Desta vez decidi me focar nos edifícios ou apartamentos mais "cotidianos" – mas não quer dizer que não sejam grandiosos – sendo que estes não podem ser descritos como simples porque possuem uma grande complexidade e ornamentação.
 Em Turim existe exemplos que partem do barroco*, neoclassicismo*, ecletismo*, art nouveau (liberty)*, racionalista* ao estilo contemporâneo*.

Esquina entre Corso Stati Uniti e Corso Duca degli Abruzzi

A cidade tem forte presença do Art Nouveau* (ou Liberty) e é considerada como "a capital italiana do Liberty"* já tinha aparecido aqui no blog antes na publicação sobre "Decoração Art Nouveau". O estilo está perto do conceito de Artes Aplicadas – o que tem a ver com a arquitetura, principalmente com as artes decorativas, design e também incluindo artes gráficas/impressas. Esta "Nova Arte" vai ao contrário das tendências da época (em um momento do qual tendia aos materiais cada vez mais industrias e esteticamente voltada ao essencial, minimalista e angulosamente reto) e parte para acabamentos com forte inspiração na natureza e suas formas; com muitas linhas sinuosas, ornamentação florais e de animais, arabescos e curvas. O estilo retoma uma certa união conceitual entre arte e indústria para que possa entrar no ritmo da nova e veloz vida cotidiana.

Esquina entre Via Magenta e Corso Duca degli Abruzzi

Casa della Vittoria ou Casa dei Draghi (Corso Francia, 23)

Este edifício acima é a Casa della Vittoria* (chamada também de "Casa dei Draghi"*; em português "Casa dos Dragões") e é um marco para o estilo neogótico (e também eclético) da cidade. A residência se localiza no bairro Cit Turin – onde eu moro – foi construída em 1918 e concluída em 1920 pelo engenheiro Gottardo Gussoni como uma forma de celebração da retomada econômica no setor de construção civil depois do período da primeira guerra mundial.

 Em suas referências arquitetônicas, este é neogótico porque faz referência ao Revivalismo Gótico* (movimento artístico por volta dos séculos XVII e XVII) e recupera a verticalidade das formas – o prédio é daqueles que precisamos nos curvar para apreciar cada detalhe! – a irregularidade das linhas de construção, com arcos redondos e  também grandes portais; gerando uma grande relação entre o construtivo e o religioso. Por outro lado, é também eclético* pois combina diferentes referências históricas sem que tenha a intenção de produzir um novo movimento ou estilo; em outras palavras, é a seleção das melhores qualidades com a intenção de realizar algo belo. Em sua fachada, tem esta frase que é relacionada à guerra:

"NEI MOMENTI PIU’ TORBIDI DEL DOPOGUERRA IL CAVALIERE DEL LAVORO GIOVAMBATTISTA CARRERA DI MAGNANO BIELLA COSTRUIVA QUESTO MONUMENTALE PALAZZO A RICORDO DELLA GRANDE VITTORIA ITALIANA
MCMXX"


"NOS MOMENTOS MAIS IMPUROS DO PÓS-GUERRA, O TRABALHADOR CAVALEIRO GIOVAMBATTISTA CARRERA DI MAGNANO BIELLA CONSTRUÍA ESTE MONUMENTAL EDIFÍCIO EM MEMÓRIA DA GRANDE VITTORIA ITALIANA
1920"
(numerais romanos)

Corso Giacomo Matteotti

Corso Giacomo Matteotti

Ainda estão por vir muito mais destes edifícios!

Arrivederci!

Talvez Também Goste de

0 commenti