As várias faces de uma mulher: Cindy Sherman

terça-feira, fevereiro 12, 2013

http://www.moma.org/collection/works/56535?locale=en

Cindy Sherman é uma fotógrafa nascida em 1954, em Glen Ridge (Nova Jérsei). Seus trabalhos são sobre autorretratos com um diferencial totalmente contemporâneo: É denominada como uma artista a qual usa fotografia e não simplesmente uma fotógrafa. O porquê disso? Sherman constrói uma representação fotográfica para a criação da mulher.


Estudou arte e pintura na Buffalo State College, mas o meio de certo modo a limitava. Sherman dizia que "(..) estava meticulosamente copiando a arte de outros e então eu me dei conta que eu poderia somente usar uma câmera e colocar em prática uma ideia instantânea".
Porém, a faculdade a ajudou na aproximação com a fotografia e com esta se dedicou o resto de seus anos acadêmicos.

http://www.moma.org/collection/works/56571?locale=en

Seu trabalho é sedutor e chamativo. Seu repertório fotográfico abrange mulheres de todos os tipos; de damas às prostitutas. Para cada uma, ela se transforma. Baseia-se no gestual, na expressão facial, além da alteração de seu próprio corpo e rosto (com próteses e maquiagens) para que chegue na mais fiel e profunda representação de sua personagem, sendo que estes são esteriótipos e paródias de diversas mulheres. Usa a linguagem cinematográfica, televisiva e publicitária com histórias distintas.

http://www.moma.org/collection/works/55647?locale=en

E seus conceitos? Estes também estão ao mesmo nível da produção visual. Primeiramente, Sherman se baseia na mulher da sociedade contemporânea. Muitas vezes ligada ao feminismo – que lhe é bastante semelhante – suas obras descrevem a imagem feminina como produto da representação, a autonomia do sujeito acerca do uso do seu corpo. Ao criar suas personagens, é capaz de gerar a quebra e desconstrução de identidade. Cindy Sherman cede o seu ser; deixando-se escapar dos limites de sua própria identidade, para que possa ser apenas algo fabricado (gerando uma forte ligação a todos os conceitos anteriores).

Até mais!

Talvez Também Goste de

2 commenti