[6 on 6] Luci d'Artista: Turim iluminada

sábado, janeiro 09, 2016

A instalação "Piccoli Spiriti Blu" no Monte dei Cappuccini

 Turim está mais bonita e iluminada desde o fim de outubro até o dia 10 de janeiro. Qual é motivo de tudo isto? É o projeto Luci d'Artista ("Luzes dos Artistas") que traz projetos de instalações nas iluminações públicas nos tempos de festividades natalinas. Neste ano de 2015 que mal acabou – e que ainda deixa a sensação que não é 2016 para que nos confundamos ao falar – foram desenvolvidas 20 obras e emprestadas outras 2 da cidade de Salerno; o projeto nasceu em 1998 e conta com vários artistas italianos e também estrangeiros. É muito legal caminhar durante estas noites frias e admirar a beleza de cada uma delas porque faz de Turim um museu ao ar livre!

 A instalação que está no Monte dei Cappuccini (uma colina por volta de 283 metros onde se pode ter uma maravilhosa vista da cidade) é a chamada "Piccoli Spiriti Blu" ou "Pequenos Espíritos Azuis" e pela artista alemã Rebecca Horn. O que deixa a instalação ainda mais curiosa é que os pequenos círculos se entrelaçam com as névoas de inverno que saem do Rio Pó; deixando as formas esfumaçadas para que finalmente virem estes pequenos espíritos sobre nossas cabeças.


  As constelações e planetas mostram as suas formas pelas ruas mais movimentadas do centro com "Planetario" na famosa Via Roma – onde tem várias das famosas grifes e demais lojas como H&M, Zara e Apple Store – feita por Carmelo Giamello e "Palomar" feita por Giulio Paolini e está na Via Po. É muito gostoso de se caminhar no fim da tarde de encontrar essas estrelas combinando com as cores do céu!

"Luì e l’arte di andare nel bosco" na Via Garibaldi (foto por Rodrigo Bastos)

"Volo Su..." de Francesco Casorati na Via Pietro Mica e também na Via Cernaia (foto por Rodrigo Bastos)

"My Noon" de Tobias Rehberger na Piazza Palazzo di Città (foto por Rodrigo Bastos)
 Outra rua movimentada pelas suas lojas, artistas de rua e também tendas de artesanato é a Via Garibaldi e por lá se encontra da instalação "Luì e l’arte di andare nel bosco" do artista Luigi Mainolfi e conta a história de um livro do mesmo nome do qual o personagem – Luì Il Matto (Luì, o louco")  – consegue encontrar uma criança perdida no Bosque Silencioso e durante sua aventura aprende a língua das formas, dos sons, do silêncio e das cores! A história é uma metáfora sobre a arte como forma de segurança e refúgio; é um incentivo a explorar às paisagens e o seu potencial sensorial!
 Os pássaros decorando a cidade com fitas vermelhas é a obra "Volo Su..." criada por Francesco Casorati; e como descreve o título, é um belo "voo sobre" a cidade porque ao se ver de longe, os passarinhos parecem ter um suave movimento que os faz parecer que estão percorrendo por todas as ruas. Por último, "My Noon"; do artista alemão Tobias Rehberger, está na Piazza Palazzo di Città onde se encontra a sede do município de Turim; também se pensa que já tenha hospedado o fórum romano e na idade média era a praça mais importante da cidade porque ali se encontrava o mercado; com duas divisões chamadas de Piazze delle Erbe ou Praça das Erva (destinada para vender hortaliças) e a Piazza del Grano ou Praça do Grão (para vender grãos).

  Como o projeto tem sua edição a cada ano, este é um bom motivo para caminhar e conhecer ainda mais a cidade nos tempos natalinos.

 Espero que tenham gostado! :)

Talvez Também Goste de

0 commenti