[6 ON 6] Península Ibérica

segunda-feira, junho 06, 2016


  Eis que finalmente publico um 6 on 6 no dia certo! Como o tempo para o meu retorno se aproxima, incluindo finalização de trabalhos, e outros milhares de afazeres ou novidades me aparecerem; acabei demorando para escrever por aqui. Já tinha reservado as fotos para esta publicação e a minha intenção era a de fazer algo breve porque estes relatos são sobre uma viagem da qual eu sempre tive vontade de fazer e foi uma das mais esperadas – e recompensadoras – por mim neste intercâmbio.
 Fiz esta viagem em Abril e foram 12 dias maravilhosos pela Espanha e Portugal; onde tive a oportunidade e o enorme prazer de conhecer Barcelona, Porto, Lisboa, Sintra, Sevilha e finalmente Madrid (seguindo esta ordem). Com muita comida deliciosa e barata, tempo bom e cheio de sol e com muita coisa que lembra demais o nosso querido Brasil!
 E já aviso que quebrarei um pouco da tradição da tag porque colocarei um pouco mais de 6 fotos! haha.


/00. Como título da postagem, o famoso Parc Güell, construído entre 1900 e 1914 por Antonio Gaudí por encomenda do empresário Eusebi Güell. É o marco do Modernismo Catalão* (considerado a variação catalã do Art Nouveau). O parque é repleto de elementos da natureza e fantasia; também unidos às ideais políticos e religiosos; tendo seu charme nos trencadís* – técnica da qual tem a criação de mosaicos com pedaços de cerâmica ou outros materiais de fácil fragmentação.

/01. O Templo Expiatório da Sagrada Família*; também projetado por Gaudí, é um templo cristão inicialmente caracterizado pelo estilo negótico/gótico-renascentista mas teve sua reformulação baseada nas formas da natureza e na representação mais livre e pessoal da simbologia religiosa após o arquiteto assumir o projeto. A obra foi iniciada em 1882 mas esta só tem previsão de seu término em 2026 (um século depois da morte de Gaudí). O interior é magnifico! A iluminação é toda colorida e simplesmente encantadora!


/02. A fachada da Estação de Atocha*, em Madrid. Foi inaugurada em 1851 e foi construído principalmente em ferro e vidro, por Alberto Palacios, com a ajuda de Gustave Eiffel.



/03. Pela ruas de Sevilha. Uma bodega/armazém chamado Paco Gongora e se vende desde bebidas, às famosas "tapas" (aperitivos) e também aos "montaditos" – que são pequenos sanduíches.


/04. Mais uma obra de Gaudí em Barcelona: a belíssima Casa Batlló*. Assim como as demais; é uma obra poeticamente inspirada na natureza porém a Batlló tem sua base nos elementos encontrados no reino marítimo! Foi construída entre 1904 e 1906 e releva muitas texturas, com uma fachada que remete a um certo dorso de um animal e possui a intenção de fomentar a imaginação de um modo extravagante. O ingresso para entrar na casa não foi um dos mais baratos porém vale cada centavo porque a casa é fantástica e o aparelho de audioguia é todo interativo; sem falar que presenciei a casa toda florida devido ao feriado de Sant Jordí!


/05. Os tão aclamados pásteizinhos de Belém e os bolinhos de bacalhau de Lisboa. Como manda a tradição, tive o prazer de comê-los, com boas companhias, na história fábrica de Pastéis de Belém*. Segundo a história, esta nasceu em 1837 conforme uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos; onde se focava na refinação de açúcar no início do século XIX. Realmente a fama da fábrica como os melhores é verdadeira porque são muito bons! Tanto na textura, apresentação e gosto são diferentes dos demais encontrados em outros locais.



/06. O Cais da Ribeira, na cidade do Porto. É um dos locais mais antigos e típicos da cidade, reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO e é muito movimentado porque tem muitos barzinhos e restaurantes por lá!


/07. As tapas sevilhanas! Algo bem característico da Espanha: montaditos com "jamón" (presunto); churros frito – e salgados! – e uma boa sangría!

 Espero que gostem! Esta foi, sem dúvidas, uma das minhas viagens mais marcantes!

 Até mais!

Talvez Também Goste de

1 commenti

  1. MELDELS que coisa mais linda *O*

    Gaudí é fantástico! Sonho em um dia poder conhecer esses lugares maravilhosos ♥
    Aproveite muito e tire mil fotos! :D

    ResponderExcluir